quinta-feira, 3 de março de 2011

O último sobrevivente

Que o momento do futebol do norte não é dos melhores, todo mundo já sabe. E mais uma vez este panorama ficou escancarado, desta vez na primeira fase da Copa do Brasil. Dos nove nortistas que disputaram o torneio, apenas o paraense Paysandu segue na disputa (que eliminou outro nortista, o amazonense Penarol).

A situação é tão dramática que o Papão não inspira nenhuma confiança de que a região continuará sendo representada nas próximas fases da competição. O adversário agora é o Bahia, mas o grande rival do Paysandu tem sido o próprio time. A crise tem dominado o ambiente na Curuzu, muito pelo péssimo rendimento do bicolor, que em nove jogos na temporada, sofreu nada menos que 19 gols (compensados pelos 24 marcados, mas insuficientes para minimizar as críticas).

Após a derrota para o São Raimundo no último fim de semana pelo Parazão, o Paysandu disputava uma vaga na CB contra o Penarol podendo perder por até um gol de diferença. Abriu 2 a 0 e consolidou a classificação até os minutos finais. O desenho da reconciliação com a torcida era o mais perfeito possível, até o time amazonense marcar dois gols nos últimos três minutos de jogo e provocar a fúria do torcedor dos donos da casa, que vaiou muito o seu time após o apito final.

O empate não tirou a classificação do Paysandu, mas deve custar o emprego de Sérgio Cosme. Nos bastidores do clube, cresce a possibilidade de Givanildo Oliveira (novamente) assumir o comando da equipe. A diretoria ainda não se desfez do atual técnico, mas tratou de dispensar 11 jogadores nesta quinta-feira, incluindo alguns que sequer entraram em campo. O zagueiro Tinoco e o atacante Cleison Rato são os mais conhecidos.

Dois dos poucos jogadores que vem sendo poupados pela torcida são o meia Rafael Oliveira e o atacante Mendes. O primeiro é o artilheiro isolado do time no estadual, com 11 gols e já é cotado para transferir-se após o Parazão. O segundo é aquele velho conhecido de times como Juventude, Vitória e Bahia. Aliás, este é um dos atletas que mais interagem com a torcida, através do twitter.

O elenco ainda conta com figuras conhecidas como Alex Oliveira, ex-Vasco, o goleiro Ney, ex-Paraná (criticadíssimo pela torcida, que implora pela titularidade de Alexandre Fávaro) e, no banco de reservas, Sandro Goiano, ex-Grêmio e Vanderson “Pitbull”, ex-Vitória. É um time inconstante, sobretudo no setor defensivo, mas que com a chegada de um novo treinador, pode sofrer uma “chacoalhada”. Até o momento, nada que inspire confiança. Assim como o nosso futebol do norte.

Os eliminados

Rio Branco-AC (x Atlético/PR)
Trem-AP (x Náutico)
Fast-AM (x Fortaleza)
Penarol-AM (x Paysandu)
Águia de Marabá-PA (x Brasiliense)
Baré-RR (x Ponte Preta)
Vilhena-RO (x Avaí)
Gurupi-TO (x Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário