segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Futebol alemão – segunda força da Europa?

Um dado curioso me motivou a fazer este post: a partir da temporada 2011-12, a Alemanha superará a Espanha no coeficiente da UEFA (ENTENDA MAIS AQUI) e assumirá a segunda colocação do ranking, atrás apenas da Inglaterra. A grande questão é a seguinte: o futebol alemão seria mesmo a atual segunda força do futebol europeu?

É uma conclusão discutível, mas que na minha opinião, faz todo sentido. O Calcio definitivamente virou a quarta força europeia, e a próxima temporada será a última que a Série A oferecerá quatro vagas para a Champions League da época seguinte. Na Espanha, o campeonato nacional foi eleito o melhor do mundo a partir de um relatório da IFFHS (um tanto insignificante), mas a briga pelo título nos últimos anos está polarizada pelos gigantes Barcelona e Real Madrid. E o Real já não ultrapassa as oitavas-de-final da UCL há seis anos.

Já o futebol alemão vem na contramão da decadência do futebol italiano e da “mesmice” (digamos assim) do futebol espanhol. A Bundesliga é um dos torneios mais charmosos (e igualmente subestimados) do mundo. Além de ser um exemplo de organização, as arquibancadas estão sempre cheias, os gramados mais parecem tapetes e a competição é equilibrada e de alto nível. O Bayern de Munique está um passo à frente dos demais, claro, mas a disparidade não é da mesma proporção daquela do início da última década.

Prova disso é o Borussia Dortmund com uma mão e meia na taça nesta temporada – inclusive derrotando o Bayern em plena Allianz Arena neste sábado. Ao contrário do fiasco que o Stuttgart foi após 2006-07, ou do Wolfsburg depois de 08-09, o Dortmund tem tudo para reconstruir a sua reputação (nacional e internacional) com a conquista do título, o que configura mais uma força do futebol local.

O Schalke 04, mesmo aos trancos e barrancos, tem grandes chances de superar o espanhol Valencia nas oitavas da UCL. O Bayern, atual vice-campeão da Champions, só não elimina a Internazionale (algoz em 09-10) nesta mesma fase da competição salvo um milagre. O Bayer Leverkusen faz ótima campanha na Europe League e fará um bom duelo contra o Villarreal, também pelas oitavas-de-final. Enquanto isso, o futebol italiano não tem mais nenhum representante na UEL e deve perder seus últimos três na UCL.

Certeza mesmo apenas a de que, a partir de 2012-13, a Bundesliga passará a oferecer quatro vagas para a Champions League. São números que ilustram o novo patamar do futebol alemão no cenário europeu, mas que muitos ainda relutam em aceitar. Seria mesmo o Deutscher Fußball a atual segunda força do futebol do Velho Continente?

Um comentário:

  1. Eu sou suspeito a falar da Bundesliga. Sou fã incondicional da competição, meu grande sonho é assistir a um do jogo da Bundesliga in loco, seja em qualquer estádio e é o meu campeonato predileto. Espero que as 4 vagas não deixem o campeonato pior, pois prefiro a Bundesliga do jeito que está (18 times, 3 na UCL, 2 na UEL, 2 caindo e um na repescagem)

    ResponderExcluir