domingo, 6 de março de 2011

Castaignos: futuro homem-gol holandês

Texto publicado no antigo espaço do blog em 24.10.10 (e devidamente atualizado)

A Holanda é historicamente um berço de grandes centroavantes. Kluivert, van Nistelrooy e o lendário van Basten são alguns dos nomes que ilustram essa afirmação. Atualmente, a bola da vez é o promissor Luc Castaignos, de apenas 18 anos, atacante do Feyenoord e também da seleção sub-19 holandesa.

O jovem atacante tem uma história curiosa. Filho de pai francês e mãe cabo-verdiana, ele nasceu em Schiedam, no sul da Holanda, criado num bairro problemático e com um grande número de imigrantes, tais como seus pais. No futebol, desde os cinco anos fazia parte das canteiras do Excelsior Rotterdam, até ser descoberto em um torneio mirim e despertar o interesse do Sparta, clube que o levou com 13 anos.

Sua passagem pelo Sparta foi rápida. Aos 14 anos, ele passou a vestir as cores do Feyenoord, cujo time representa até o momento. O que impressiona é o fato de sua carreira ter decolado tão rapidamente. Com 15 anos, Castaignos já compunha o elenco sub-17 da Oranje, disputando a Euro sub-17 (vice-campeão) e também o Mundial Sub-17. Em ambos, conseguiu bastante destaque. Os números comprovam: ele simplesmente é o maior artilheiro da história da categoria sub-17 da seleção nacional.

Em 2008, Castaignos assinou seu primeiro contrato profissional com o Feyenoord. Foi utilizado em alguns jogos da temporada 09-10 e faz parte do atual plantel comandado por Mario Been. Nem a péssima campanha de seu time, que ocupa o 13º lugar, parece atrapalhar seu desenvolvimento. Nesta temporada, ele tem sido o grande alento do time, marcando 10 gols até aqui (29% dos gols do time na competição).

A titularidade é questão de tempo. Castaignos é um atacante raro. Apesar da altura (1,88m) e do bom porte físico, surpreende pela velocidade e explosão. Além disso, tem técnica, oportunismo e não é estático na área, podendo também fazer a função de ponta. Não é o tipo de jogador que desperdiça oportunidades e muito menos se esconde do jogo. Com o tempo, tem tudo pra amadurecer e corrigir alguns defeitos, como a dificuldade em finalizar com a perna esquerda. Futuramente, tem tudo pra se encaixar como referência no atual 4-2-3-1 da seleção principal.

O seu potencial não escapou aos olhares dos grandes clubes e o prodígio holandês já está de saída. Castaignos se juntará a Internazionale ao fim da temporada, atuando ao lado do compatriota Sneijder. Aproveitando a deixa, fique de olho em outro jovem atacante holandês: Ricky van Volfswinkel, artilheiro do Utrecht e integrante da seleção sub-21. A nova safra de jogadores da Laranja merece atenção. E não parece exagero dizer que Castaignos é o grande líder da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário