sexta-feira, 18 de março de 2011

UCL e UEL: Prévia das quartas-de-final


As duas competições mais importantes do futebol europeu, Champions League e Europa League, conheceram os respectivos cruzamentos de suas quartas-de-final nesta sexta-feira. Antes de conferir as prévias de cada confronto, convido vocês a testemunharem um fato curioso acontecido ainda ontem, quando todos ainda não sabiam quais seriam os duelos. Bem, os da Champions eu já sabia (CLIQUE AQUI).

Champions League

Schalke 04 x Internazionale

Há 14 anos, também com favoritismo para os italianos, Schalke e Internazionale decidiam o título da extinta Copa da UEFA. Naquela ocasião, os alemães surpreenderam e levaram o trofeu pra casa. Além desta doce lembrança, os Azuis Reais também apostam no novo fôlego que a equipe ganhou com a chegada do técnico Ralf Rangnick, em substituição a Felix Magath. Só que desta vez fica difícil acreditar que a Inter, de Sneijder, Eto’o e Zanetti (que estava na decisão em 97), novamente tropece num conturbado time do Schalke, muito mal das pernas no Campeonato Alemão.

Manchester United x Chelsea

Os finalistas da Champions League 08/09 protagonizarão o grande clássico desta fase. A liderança da Premier League ilustra o ótimo momento vivido pelo Manchester United, que mesmo jogando apenas pro gasto nas últimas partidas, se impõe em relação as outras equipes. O Chelsea ainda tenta se encaixar, principalmente no setor ofensivo, onde Carlo Ancelotti ainda não encontrou o esquema tático ideal para Fernando Torres e Didier Drogba jogarem juntos. Os Red Devils devem levar a melhor.

Barcelona x Shakhtar Donetsk

Qualquer prognóstico contra o Barcelona é irreal neste momento, mas é bom não considerar este confronto definido. O Shakhtar tem uma equipe que já atua junta há várias temporadas e tem feito bonito no cenário europeu nesta época, liderando uma chave que contava com o Arsenal e vencendo duas vezes a Roma nas oitavas. Mudar seu estilo de jogo também não seria problema para os ucranianos. Mas como diria Ronaldinho Gaúcho: Barcelona é Barcelona. Certamente serão dois duelos de se apreciar.

Real Madrid x Tottenham

A torcida merengue implorava para o Barcelona não atravessar o caminho do Real Madrid tão precocemente. A preferência era pelo Schalke, do mítico Raúl, mas o sorteio colocou o Tottenham como adversário. Aliás, poderemos ter o superclássico espanhol já nas semifinais, caso Real e Barça se classifiquem. Mas o Spurs vem com moral: não levou gol do eficiente ataque do Milan em duas partidas e contará com Bale, Modric e o ex-merengue Rafael van der Vaart com 100% da forma física ideal. A decisão ficará pro White Hart Lane, e não se surpreendam caso o Tottenham leve a melhor.

Europa League

Braga x Dinamo Kiev

O confronto menos badalado das quartas da UEL evidencia as grandes forças da competição nesta temporada: o futebol português e o do Leste Europeu. O Braga faz uma temporada mediana na Liga Sagres, mas tem um time compacto e eliminou o Liverpool. Mas o Dinamo Kiev é fortíssimo jogando em casa, podendo levar uma boa vantagem para a partida de volta, em Portugal. Aposto no selecionado de Shevchenko e cia.

PSV Eindhoven x Benfica

Praticamente morto na briga pelo título do Campeonato Português, o Benfica deverá concentrar suas forças na Liga Europa e pode se dar bem. A legião de sul-americanos formada por Cardozo, Gaitán, Salvio e outros tem feito bonito e vai dar trabalho ao PSV, que aposta suas fichas no ótimo Dzsudzsák. Entretanto, como ainda precisa consolidar sua liderança na Eredivisie, deve abrir espaço para o Benfica entrar com maior motivação e levar a vaga.

Spartak Moscow x Porto

O Porto é o virtual campeão português e o Spartak Moscow iniciou a temporada russa só na semana passada. São dois times que jogam pra frente, e por isso a promessa é de muitos gols. Com a camisa do Dragão, Hulk já soma 29 gols na temporada. O Spartak aposta na dupla brazuca Alex e Welliton, que atropelou o Ajax nas oitavas-de-final.

FC Twente x Villarreal

O Villarreal concentra suas forças na briga pelo terceiro lugar do Campeonato Espanhol. O Twente está vivo na briga pelo título da Eredivisie. Conclusão: pra ambas as equipes, a Liga Europa é segundo plano. Os holandeses decidem em casa, mas os espanhois têm um time melhor e devem alcançar às semifinais. É o confronto mais imprevisível desta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário