sábado, 2 de abril de 2011

Festa do interior!


Final de turno com casa cheia, jogo emocionante, polêmico...nem parece que estamos falando de Campeonato Amazonense. A festa protagonizada pelas torcidas de Penarol e Nacional nas arquibancadas do Floro de Mendonça, em Itacoatiara, foi uma prova de que o torcedor ainda nutre esperanças pelo futebol local. Foram mais de 2.500 pessoas (capacidade máxima) presentes no Florão.

Me arrisco a dizer que, atualmente, o Penarol é o clube mais bem estruturado do Amazonas. É um clube bem dirigido, conta com bons jogadores para o padrão do nosso futebol e tem uma torcida que comparece em peso em todas as partidas (e que deu um verdadeiro espetáculo na tarde de hoje). Em menos de um mês no comando, Uidemar Ferreira, ex-jogador do Flamengo, já conquista seu primeiro título no clube.

O Nacional também faz um bom trabalho, porém a diretoria agiu tardiamente na busca por reforços. Igor, Tairone, Felipe, Gauchinho e Catatau chegaram há pouco tempo e ainda se ambientam ao clube. No fim das contas, o título decidido no interior ficou por lá mesmo. O Penarol começou a partida com mais atitude. O trio Kitó, Charles e Thiago Verçosa deu trabalho no setor ofensivo e, Charles, um dos artilheiros da Série D do ano passado, abriu a contagem para os donos da casa.

Com a saída do lateral Celsinho, contundido, Uidemar optou pela entrada do meia Negretti. A alteração expôs o time e mexeu com o esquema tático. Num lance isolado, o Naça arrancou o empate com Santiago. Winck encontrou em Edinho Canutama, ainda longe de suas melhores condições físicas, a solução para os problemas ofensivos do time, que se movimentava pouco. E o artilheiro incomodou demais a defesa itacoatiarense, apesar de ter passado em branco.

O jogo caiu de produção na etapa final, mas o clima das arquibancadas continuava deixando a partida atrativa. No fim das contas, o heroi do duelo acabou vindo do banco de reservas. Uidemar apostou no atacante Marinho e, faltando pouco menos de dez minutos para o apito final, o suplente balançou as redes. A conquista ainda não definiu o Campeonato Amazonense, mas já garante o Penarol na Copa do Brasil do ano que vem.

Não custa lembrar que, ainda este ano, o Penarol estará na disputa da Série D. Assim como o América no ano passado (e, oremos, sem trapalhadas da FAF), o time tem condições de lutar pelo acesso. E ao contrário do Mecão, o clube terá um estádio para mandar seus jogos: o Floro de Mendonça, que terá sua capacidade ampliada para cinco mil pessoas. O título do Penarol também evidencia uma nova tendência no nosso futebol: a força do interior. E tudo que engrandeça o nosso futebol é bem vindo. Parabéns, Penarol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário